Fim do período de defeso libera pesca de oito espécies de peixes no Amazonas
- Portal Norte Real
- 17 de mar.
- 1 min de leitura

AMAZONAS - O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) anunciou que o período de defeso chegou ao fim para oito espécies de peixes amazônicos. A partir deste domingo (16), a pesca e venda dessas espécies foi liberada nos rios do estado.
O defeso, que impõe a proibição da pesca, teve início em 15 de novembro do ano passado para preservar a população e a reprodução de peixes na região. Agora, com o fim do período de restrição, pescadores artesanais poderão retomar suas atividades.
As oito espécies cuja captura foi liberada são:
Aruanã
Caparari
Surubim
Matrinxã
Pirapitinga
Mapará
Sardinha
Pacu
O Idam também alertou que o tambaqui segue com a proibição até 31 de março e o pirarucu tem defeso permanente, podendo ser capturado apenas em unidades de conservação.
Karen Alves, titular da Gerência de Apoio à Aquicultura e Pesca do Idam, destacou que o fim do defeso impulsionará a pesca e gerará mais emprego e renda para os envolvidos na atividade. Ela ainda mencionou eventos tradicionais, como a Pesca do Mapará, realizada no município de Careiro da Várzea, logo após o término do defeso, que tem grande importância para a região.
O defeso é uma medida do Governo Federal que visa a preservação de espécies e a manutenção sustentável dos estoques pesqueiros.
Foto: Divulgação/IDAM
Comments